São Sebastião 3

Mercado São Sebastião é a primeira parada do projeto Re-conhecendo Fortaleza

O primeiro local a ser visitado pelo projeto Re-conhecendo Fortaleza é o Mercado São Sebastião, no próximo domingo, dia 13. Ele foi escolhido a partir da indicação de mães e pais que responderam ao post de lançamento do Projeto, semana passada. Foram muitos lugares interessantes que nos chegaram pelo Instagram, pelo Whtasapp, pelo Facebook do Vida Ciranda, e pelas minhas redes sociais. A quantidade de retornos foi surpreendente. Muito apoio! Muita gente que quer viver bastante a cidade ao lado dos filhos. =)

O Mercado São Sebastião tem muito da identidade cultural e social da nossa região. É mais que um local onde se vendem frutas, verduras, carnes, objetos diversos. Os artesanatos, a culinária, os costumes do espaço falam da sociabilidade, da história da nossa gente, de memória afetiva. De acordo com a socióloga Fátima Garcia, que também alimenta o blog Fortaleza em Fotos, o Mercado São Sebastião se localiza onde, há muito tempo, circos armavam suas lonas para divertir a população local. Depois, já como Praça Paula Pessoa ou Praça São Sebastião, começaram ali um mercado.

antigo mercado com a estrutura de ferro. (Divulgação)

Segundo documentário exibido pela TV Assembléia em 2012, um grande Mercado de Ferro, localizado na antiga praça José de Alencar, foi desmontado em 1937. Uma parte da estrutura importada foi para a Aldeota, onde hoje é o Mercado dos Pinhões, e a outra metade foi para a Praça Paula Pessoa, ao Mercado São Sebastião. Depois de alguns anos, a estrutura ficou pequena demais para o movimento do espaço, sendo transferida, em 1968, para o bairro Aerolândia, onde hoje funciona o Mercado da Aerolândia, conforme explicações da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Apesar disso, o comércio na Praça São Sebastião continuou. Pequenas estruturas de alvenaria foram ampliadas ao longo dos anos. Após diversas pequenas mudanças, ele foi amplamente reformado e inaugurado em 1997, pela Prefeitura de Fortaleza (PMF).

A atual arquitetura do Mercado São Sebastião é assinada por Fausto Nilo. São cerca de 450 boxes que compõem o conjunto de um dos principais polos gastronômicos da cidade, oficializado pela Prefeitura em 2012. As pesquisadoras Kerla Alencar e Marília Bezerra deram vida ao projeto Tradição Culinária de Fortaleza no Mercado São Sebastião, em 2015, e registraram tudo em uma página do Facebook e em um site. Sensacional! O projeto foi premiado no I Edital de Intercâmbios e Residências da PMF, em 2013. Vale a pena acessar as páginas das pesquisadoras e saber muito mais!

Por tudo isso, pela indicação da mamãe Delane Ratts e um bocado de carinho particular pelo local, o Re-conhecendo Fortaleza desembarca no Mercado São Sebastião no próximo domingo, 13, às 8 horas da matina, com a criançada! Vamos começar as comemorações do Dia dos Pais em um local saboroso e cheio de histórias! Traz a família toda! Vem com a gente!

Serviço:
Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Centro. Fortaleza – CE.

Mapa

Tags: No tags

Deixar um comentário