Reprodução Facebook Ecomuseu

Polícia do Meio Ambiente acompanhará a manhã do Vida Ciranda no mangue

A primeira edição do Vida Ciranda Experiência, que será realizada no próximo dia 21 de abril, contará também com os cuidados da equipe do tenente coronel Ricardo Jorge Pinheiro Mota, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), do Ceará.

 


Há mais de 30 anos na polícia, quatro deles dedicados ao Meio Ambiente, o comandante nos conta que a “parceria preventiva e proativa” com o Ecomuseu já vem desde o comecinho da ONG. Além do patrulhamento de rotina na área, a capacitação dos policiais passa pela região que compreende todo o Mangue da Sabiaguaba. O BPMA, por meio de policiamento aquaviário e viaturas móveis, cuida, em Fortaleza, de todo o espaço referente ao Parque do Cocó, Parque Adahil Barreto e adjacências. No Ceará, são mais de 200 policiais que atuam em Fortaleza, Juazeiro e Sobral.
As demandas do Batalhão incluem a fiscalização acerca de crimes ambientais, degradação e poluição sonora. A apreensão de animais silvestres e o excesso de decibéis por paredões de som, de acordo com o tenente coronel, são as práticas mais combatidas.

 


Segundo ele, a grande dificuldade da lida diária com que ele se depara na profissão é a falta de consciência das pessoas para preservar o meio ambiente “que é finito”, ele alerta. Para ajudar na educação das pessoas, o Batalhão conta com um núcleo educacional e um projeto social de judô.

 


O comandante esclarece que, pelo Núcleo, há a realização de palestras ambientais e outras ações que promovem a educação ambiental, em escolas, associações etc. O projeto ‘Judô – um caminho para a cidadania’ atende cerca de 50 crianças, principalmente na região do Lagamar e Aerolândia.

 


PMCE - CIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
Comandante: Ten. Cel. Ricardo Jorge Pinheiro Mota
Telefone: (085) 3101-3545 / 3101- 3577
E-mail: cpma@pm.ce.gov.br
Web site: www.pm.ce.gov.br

Tags: No tags

Deixar um comentário