Divulgação

Re-conhecendo Fortaleza visita a Floresta do Curió, no próximo domingo (27)

Igor de Melo / Somos Vós

Ter contato direto com a natureza numa área considerada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) a última reserva de Mata Atlântica na zona urbana; conhecer nascentes, pequenos riachos e estar imerso em 57,35 hectares de uma região onde já foram catalogados mais de 92 espécies de animais e 80 espécies de árvores nativas; fazer piquenique e brincar livre à sombra de um frondoso Angelim (árvore nativa de madeira nobre e crescimento lento). O projeto Re-conhecendo Fortaleza aporta na Floresta do Curió em sua segunda parada, no próximo domingo, 27 de agosto, a partir das 8 horas.

De acordo com a Sema, a Floresta do Curió, localizada na grande Messejana, é a primeira Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Estado do Ceará, instituída pelo Decreto nº 28.333, de 28 de julho de 2006. Funciona, atualmente, com gestão compartilhada da SEMA e do Instituto Natureza Viva.

O espaço equivalente a 80 campos de futebol possui três trilhas bem sombreadas e de fácil acesso para crianças, além de um centro de convivência, que funciona como ponto de apoio aos visitantes e local de palestras e cursos, com banheiros e parquinho. Ao longo do caminho, além de trilharmos por pontes e passarmos por elegantes buritis, é possível conhecer melhor a fauna e a flora local por legendas indicativas das espécies. Aliás, o local conta com boa sinalização. Na ARIE são realizadas ainda pesquisas científicas.

O projeto Aflorar (Sesc) é também um super amigo do espaço. Durante o ano de 2016, em parceria com a SEMA, promoveu projetos de incentivo à educação ambiental, com ações de proteção, visibilidade e utilização sustentável de áreas verdes de Fortaleza e da Região Metropolitana, para alunos das escolas públicas inseridas no entorno, como o Liceu de Messejana, e no contexto das unidades de conservação do Estado.

Divulgação

Orientações úteis para o passeio
Entrada
Gratuita.

Trilhas
Você poderá escolher entre três opções de trilhas, de acordo com a sua disposição, ou idade das crianças:
Trilha vermelha (Pequena) =2039 m
Trilha Verde (Média) = 2459 m
Trilha Branca (Grande) = 2680M

Roupas
A sugestão é ir com roupas leve. Tênis é opcional. Experimente começar a trilha com os pés calçados e, se sentir que podem caminhar um pouco descalços, bacana. Assim, podem ir sentindo a terra. Não se esqueçam do protetor solar para todos!

Lanches / Piquenique
Importante preparar lanchinhos saudáveis, como frutas, sucos refrescantes, pãezinhos, bolo. Pelo trajeto, dispor bastante água para a família é fundamental. Não esqueça da toalha para estender no chão a fim de curtir com os pequenos um piquenique inesquecível.

Guias
Não há guias. Toda a orientação é recebida logo na entrada, mas o trajeto é sem complicações. Cada família pode fazer seu próprio trajeto, independente do que será percorrido pela equipe do Re-conhecendo Fortaleza / Vida Ciranda. Um ponto de encontro pode ser marcado logo depois de fazermos as trilhas, para compartilharmos lanches e sensações.

Segurança
De acordo com a Sema, há uma parceria com o Grupo Telles, para segurança do espaço. Os seguranças ficam em movimento constante pela Floresta.

Registros das crianças
Se possível, disponibilize câmeras fotográficas ou celulares às crianças para que elas próprias possam fazer registros (fotos e vídeos) de suas percepções do espaço. Você vai se surpreender com o resultado. Você pode incentivá-los a expressar o que sentiram durante o passeio também por desenhos. Compartilhem o que colheram com o Vida Ciranda! =)

Horário de funcionamento
Terça a sexta – das 6 às 17 horas.
Fins de semana – das 8 às 15 horas.

Endereço:
Avenida Professor José Arthur de Carvalho, 644-1002 - Lagoa Redonda, Fortaleza - CE, 60831-370
MAPA Google

Rotas de ônibus:
Todos os ônibus que passam pela avenida Professor Arthur de Carvalho, mesmo os vindos de outros terminais, saem do Terminal de Messejana (Rua Granja Castelo, 260). Uma das linhas possíveis é a 068.

Estacionamento:
Há do lado de fora da Floresta, bem à frente da entrada, uma área ampla em que podemos dispor para estacionamento.

_______________________________________________________________________________
O que é o Movimento Re-conhecendo Fortaleza?
Em parceria com o site Quintal de Trocas, o Vida Ciranda abraça o RE-CONHECENDO FORTALEZA. O objetivo principal é levar nossas crianças para conhecerem a cidade onde vivem! Durante este semestre, visitaremos 10 lugares, escolhidos por pais e seguidores do Vida Ciranda. Em nossa primeira parada, re-conhecemos o Mercado São Sebastião, no dia 13 de agosto.

Saiba mais sobre o projeto e a nossa primeira parada:

Deixar um comentário