A diversão e a delícia de preparar jantar vegano com amiga e filhos

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Antes que perguntem, não somos veganos nem vagetarianos, mas amo todo o conceito de nutrir o corpo, em vez de encher o bucho, difundido pelas duas escolhas de alimentar-se, que é também uma postura política de resistência, tão necessária nos dias de hoje. Ontem, recebemos uma amiga muito querida que nos trouxe uma proposta irresistível: que tal prepararmos um jantar diferente com as crianças? Ssssim! Como não? Eles adoram cozinhar junto! Gabriela Meneses é uma grande amiga que o jornalismo trouxe para nossa vida! Ela nos apresentou a receita de Almôndegas de Lentillha, elaborada pela culinarista cearense Karol Teodoro, especialista em alimentação vegana. Topamos na hora! Gostamos de novidades, experimentar novos sabores. E se faz um bem danado para o corpo, então, melhor ainda.

Aqui, desde muito cedo, a alimentação é também uma das educações prioritárias. Somos adeptos de muitas frutas, verduras, alimentos naturais, preparação em casa (ou em marmitarias em que confiamos). Há itens que não entram em casa, como refrigerantes, recheados, miojo e afins. Há itens que entram com muita moderação, como os doces e as frituras. O açúcar e o sal são bem controlados. Destes itens, as crianças comem (e adoram!) quase todos. FORA DE CASA, quando os oferecem. Eles não encontram na geladeira de casa.

A hora de cozinhar com eles é, assim, um dos momentos mais oportunos e maravilhosos de conversamos sobre o que nos faz bem, o que nutre o corpo, de eles entenderem melhor sobre os alimentos e as suas funções no organismo. Eles perguntam o tempo todo: “por que ‘isso’ é bom? ele faz bem para qual qual parte do corpo?” Vou respondendo. Precisei estudar até para acompanhar todas as curiosidades. Cada receita, novos aprendizados e exemplos que, eu sei, ficam para sempre na memória deles.

A tarde de ontem com Gabi foi inesquecível de linda! Trouxe aqui a receita e os melhores momentos para dividir com vocês. Desde já, muita gratidão minha amiga tão querida Gabi, pela paciência, pela compreensão, por tanto carinho. Gratidão também a Karol por ter pensado a receita e pela dedicação e amor que tem pela missão que assumiu para si: espalhar alimentação saudável, saúde e novos hábitos ao mundo.

RECEITA
Almôndegas de Lentilha
(Karol Teodoro)

Para esta receita iremos usar a base de lentilhas, mas você pode usar também feijão!

Ingredientes:

  • 300g de lentilha
  • 1 xícara e meia de farinha de aveia (para receita sem glúten, mas você pode substituir por farinha de trigo ou outra de sua preferência)
  • 3 colheres de farinha de linhaça
  • 9 colheres de água
  • 1 cebola pequena
  • Meio pimentão
  • Meio maço de cheiro verde
  • Sal e temperos a gosto
  • Sal e temperos a gosto
  • Óleo ou azeite para fritar

Deixe a lentilha de molho por no mínimo 12 horas. É importante deixar grãos de molho no pré-preparo! Escorra a água e cozinhe com seus temperos de preferência. Eu gosto de usar sal, pimenta, páprica, curry, alho e cebola desidratados, mas fica a seu gosto. Quando a lentilha amolecer, desligue o fogo, isso vai acontecer em, aproximadamente, 15 minutos.

Enquanto isso, misture a farinha de linhaça com a água até virar um gel, isso vai ajudar na liga da massa além de enriquecer nutricionalmente.

Corte a cebola e o pimentão e o refogue até amolecer. Despeje no processador junto com a lentilha sem o caldo e o cheiro verde. Bata no modo pulsar algumas vezes, não é necessário virar uma pasta lisa, na verdade alguns carocinhos inteiros são bem-vindos. É só para termos uma massa fácil de trabalhar. Despeje a massa em um bowl grande e adicione o gel de linhaça e a farinha de aveia, até virar uma massa uniforme. Acerte o sal, cubra com papel filme e deixe na geladeira por, aproximadamente, 1 hora. Isso vai facilitar para assar/fritar.

Faça bolinhas com a massa de lentilha de, aproximadamente, 30g. As almôndegas podem ser assadas ou fritas. Fritas ficam mais crocantes.

para acompanhar suas almôndegas, você fazer um molho marinara, que super combina.

Refogue alho e cebola com um fio de azeite. Quando a cebola estiver ficando transparente, acrescente 2 xícaras de molho de tomate, orégano, pimenta preta, meia colher de molho de pimenta e tampe a panela. Deixe cozinhar dois minutinho e sirva. 🙂

 

E ainda teve sobremesa vegana! Chocolate meio margo, sem leite! Será que foi bom?!

 

E agora… o prato! Tchan tchan tchan tchan!

Que bonito, senhoras e senhores! Almôndegas de lentilha, com molho de tomate, acompanhados de arroz integral e verduras cruas

 

Luquinhas raspou o prato!

E a sobremesa foram os ovinhos de chocolate! ô negócio gostoso!

Que momento lindo! Escolham uma receita de que vocês gostem, dividam o momento de preparação e de comilança com um convidado muito querido! É felicidade na certa!

Para quem se interessou mais pelas receitas da Karol Teodoro, corre lá no instagram dela e aproveita muitas dicas  de comidas e cursos para aprender mais: @karolteodoro

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