Manhã de descanso, aprendizados e brincadeiras na Floresta do Curió

0
351
pequeno riacho

RE-CONHECENDO FORTALEZA 
#2: Floresta do Curió 

A Floresta do Curió foi o segundo ponto visitado pelo projeto Re-conhecendo Fortaleza, no último domingo, 27. A Floresta é mesmo encantadora. Muito sombreada, com trilhas que as crianças podem percorrer tranquilamente, com pequenos riachos que deixam o clima ainda mais friinho, mesmo sob sol bem quente.

Chegamos cedo, umas 8 horas, já saciados com a primeira refeição do dia. hehe As crianças optaram por caminhar na trilha sem chinelos, com os pés na areia mesmo. Não há grandes riscos de ferir-se no trajeto. Em toda a extensão, há placas com informações sobre as plantas, boa parte nativas, abrigadas na Floresta que, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), é o último reduto de Mata Atlântica da Capital.

Antes de sair de casa, preparei bolsa com muita água, lanche para piquenique, com direito a toalha quadriculada para estendermos no chão, e frutas, muitas frutas. Protetor solar é indispensável! As roupas das crianças devem ser bem leves, possibilitando movimentos livres, sem apertos no corpo e sem quentura; opte sempre por cores mais claras.

A Floresta possui seguranças particulares mantidos pelo Grupo Telles. Vez ou outra, ele passava por nós.

Depois da trilha, que percorremos por uns 45 minutos, sentamos para o piquenique. Estendemos a tolha debaixo do grande Angelim, em um local que serve de apoio dentro da Floresta. Lá, há banheiros, pias para lavar as mãos e o rosto, por exemplo, uma pequena mas confortável área coberta, que eles utilizam para eventos, e um parquinho de madeira, ao ar livre, para a diversão da garotada. Acompanhe abaixo nossa aventura.

Nossa chegada, na entrada da Reserva

Confira abaixo matéria produzida pela TV Verdes Mares, no momento em que estávamos na Floresta.

https://globoplay.globo.com/v/6119443/

Espero que tenhamos inspirado você!
O acesso à Floresta do Curió é gratuito
Aberta de terça a domingo das 6h30min às 15h30min.
Endereço: Av. Professor José Arthur de Carvalho, s/n, Lagoa Redonda. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here