Pôr do Sol no Mercado dos Peixes é uma ótima de diversão neste domingo das mães

0
60

Pôr do sol e sanfoneiro em uma jangada à deriva, encantando ainda mais os apreciadores do fim de tarde na orla de Fortaleza. O Projeto Pôr do Sol, iniciativa do Sesc – CE, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, é uma ótima opção de passeio neste domingo dedicado às mães.

projeto acontece todos os domingos, no Mercado dos Peixes, no Mucuripe, a partir das 16 horas. Músicos cearenses tocam sanfona enquanto o sol se põe. Hoje, o sanfoneiro Claudinho Sousa promete tocar clássicos de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Dominguinhos e músicas de compositores cearenses, como Fagner e Belchior.

Visitamos o projeto Pôr do Sol em setembro do ano passado e garantimos que é mesmo encantador ver o pôr do sol ao som de música boa. Trazemos aqui um roteiro para você curtir com as crianças o pôr do sol e muito mais que o espaço pode oferecer de afeto e diversão.

Mercado dos Peixes
Foi inaugurado ainda na década de 1960. Existia na área uma grande colônia de pescadores e o Mercado veio como facilitador para a colônia, para ajudar no comércio de peixes e frutos do mar. Alguns pescadores ainda mantêm as suas residências no local. De lá para cá, fortaleceu-se a tradição de comerciantes e moradores de Fortaleza de buscar produtos fresquinhos no Mercado. Em 2013, o espaço passou por uma grande mudança e revitalização. São 2 mil metros quadrados com 45 boxes para a venda de produtos e uma área para degustação. De acordo com a Secretaria de Tiurismo de Fortaleza (SetFor), todo o pescado vendido no Mercado dos Peixes é do litoral de Fortaleza e das redondezas, como Acaraú.

Para além do Pôr do Sol 
O espaço no Mercado é bem amplo. Para curtir melhor o pôr do sol, sente nas pedras com as crianças, ou mesmo nas mesas que ficam disponíveis. Levem máquinas fotográficas, deixem que as crianças também possam fazer registros, fotografias, vídeos. Bacana chegar cedinho, umas 16 horas, para aproveitar o máximo possível. Em um instantinho, o sol se põe.

Brincar no Parquinho
Do lado esquerdo do Mercado, há um pequeno complexo de brinquedos que podem também distrair as crianças. Como sabemos que elas não se fixam em uma atração só por muito tempo, pode ser uma opção para a garotada entre uma olhada e outra ao pôr do sol.

Fazer um lanche com as crianças
Há, claro, muitas opções de peixes e frutos do mar no cardápio do Mercado. A janta, inclusive, pode ser por lá. O preço é acessível. Ou apenas aquela água de coco com bolinha de peixe para enganar a fome da meninada. O conjunto sai em torno de R$ 20.

Caminhar no calçadão
Com olhos atentos, dá pra deixar as crianças aproveitarem bem também o caminhar pelo calçadão. A uns 500 metros do Mercado, em frente ao Parque Bisão, há um amplo espaço para brincadeiras.

Estátua de Iracema
No amplo espaço em frente ao Parque Bisão, está localizada a Estátua Iracema Mucuripe. A área é parte da 2ª etapa de requalificação da Beira Mar, entregue há menos de 1 ano. A escultura é do artista plástico pernambucano Corbiniano Lins e mostra uma cena do romance onde está Iracema com seu marido, o português Martim Soares Moreno, o fiel cachorro Japi e o filho do casal, Moacir. Em meio ao cenário do Mucuripe, onde predomina as embarcações marítimas, a escultura retrata o momento da partida da família em uma jangada. Foi inaugurada em 24 de junho de 1965, durante o centenário do romance. Sua última restauração foi realizada em maio de 2012.
Fonte: Lides e algo mais

Letreiro Ceará
O letreiro com o nome Ceará é uma boa opção para tirar fotos com as crianças. Também está localizado no largo, em frente ao Parque Bisão.

Dá para tomar banho de mar?
Interessante verificar a balneabilidade do local, no dia. Todas as sextas-feiras, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) lança a relação de pontos próprios e impróprios para o banho em toda a orla de Fortaleza. No dia em que fomos, uma das galerias pluviais, que deságua no mar bem pertinho do Mercado, estava bem cheia de lixo… Pode acontecer por conta desse período mais chuvoso. Se você verificar que o mar está próprio para banho, tente se afastar um pouco mais das galerias. Diante de um banho com as crianças, não esqueça toalhas e mudas de roupas.

De acordo com o boletim mais recente da SEMACE, lançado na última sexta-feira, 11, este ponto está impróprio para o banho. Você também pode consultar pelo aplicativo gratuito Semace Balneabilidade, disponível para IOS e Android. Você pode saber mais aqui

Passeio de Escuna
Bem próximo ao Mercado dos Peixes, é possível fazer passeios de escuna pela orla de Fortaleza. Mas, pelos horários, você terá que escolher entre ver o pôr do sol do Mercado, ou embarcado no veleiro, porque o horário do passeio de escuna é das 16h às 18 horas. Você pode escolher por viver as atrações separadamente, em dois domingos. Não há restrição de idade. O passeio custa em média R$ 45. Vale muito a pena!

Serviço:
Projeto Pôr do Sol no Mercado dos Peixes
Quando: Todos os domingos
Horário: das 17 h às 18 horas
Endereço: Av. Beira Mar, 4670, Meireles / Mucuripe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here