Vamos navegar no Rio Ceará? O primeiro Experiência 2019 é dia 31/3

0
699
Todos a bordo! Dois barcos seguem para o passeio

Quem já estava morrendo de saudade dos passeios Experiências Vida Ciranda? Eu sim!  O nosso ano de Experiências incríveis e multissensoriais começa com um dos passeios mais bonitos dos dez que realizamos, em 2018. Vamos navegar no rio Ceará sob as orientações de monitores, moradores antigos da Barra do Ceará e pescadores, que nos explicarão mais sobre o rio e a bairro Barra do Ceará, que, neste ano, faz 415 anos (!), reconhecido como o berço de toda a nossa história, mais antigo do que mesmo a criação da cidade Fortaleza.

Nosso convite para você e para as crianças é muito mais do que navegar, que por si já é um deslumbre só Nosso convite é para também viver o mangue, um dos ecossistemas mais ricos, sentindo-o sob os pés, pelas mãos, pelo cheiro e pelo som que ele nos traz, pela visão de abundância de vida que ele nos presenteia, e que tanto nos ensina sobre o necessário equilíbrio marinho, as consequências para todos nós, se descuidarmos dele, e a importância de preservá-lo.

O que estamos preparando para este Experiência é histórico e intercultural, em que guias, moradores da Barra do Ceará e pescadores experientes, com mais de 50 anos de bairro e de profissão conversarão, principalmente, com as crianças, sobre o bairro mais antigo da cidade, nosso marco zero, e sobre a atividade da pesca, pelas dificuldades, superações e alegrias que essa labuta diária com a mar traz, numa relação sagrada de dependência e gratidão.

Para este primeiro Experiência 2019 serão disponibilizadas somente 50 vagas. A taxa individual para adultos e crianças é R$ 65. O passeio será realizado na manhã do domingo, dia 31 de março, das 7h30min às 12h30min.

Trajeto e atrações

Além de uma hora e meia de navegação (ida e volta da comunidade Guaié, em Caucaia, para o pier da Barra do Ceará), vamos ancorar em um banco de areia conhecido pela comunidade local de Proa do Miguel, que, pela Tábua das Marés, deve estar à mostra, durante nosso trajeto, na manhã do dia 31 de março. Nesta parada, será possível interagir mais com a região, principalmente, com os caranguejos, seus principais moradores. Será possível banhar-se no rio, caso os participantes desejem. Logo à frente, pararemos na Comunidade Guaié, indígena de Caucaia, para contemplar mais uma vista linda e degustar piabinhas assadas com suco enquanto batemos um papo com moradores do lugar, que têm nos peixes e nos mariscos sua atividade de subsistência mais importante.

Confira fotos do passeio de maio de 2018.

Opiniões de quem já foi: 

“Nosso passeio promovido pelo Vida Ciranda no Rio Ceará foi maravilhoso. Tudo organizado com carinho, deixando ótimas lembranças de um domingo maravilhoso em família. Teve até sorteio de livro infantil (oba!) da querida Marília Lovatel [autora] para fechar com chave de ouro. Teve também muito pé na lama do mangue, muito banho de rio, amigos, novas experiências, encontro com pessoas batalhadoras, como seu Dantas, dona Lúcia, seu Alberto e muitos outros que nos guiaram nessa aventura”
(Iusta Caminha, autora do ig @folgadababa)

“Sara, não sei se aconteceu como estava na sua imaginação, mas posso te garantir que foi uma manhã incrível! Obrigada por proporcionar estes momentos em família, pertinho da natureza em em contato verdadeiro com a nossa cidade e seus moradores! Não fotografei a última parada, mas saiba que a felicidade do João tomando banho de rio pela primeira vez, sorrindo com aquele céu azul e o mangue verde ao fundo, estará sempre registrada na minha memória. Obrigada por esta Experiência!!”
(Manoela Monteiro, jornalista)

“Não sei nem como lhe agradecer pela manhã de hoje com experiência tão incrível que vivenciei com minhas filhas. Já sou sua fã, viu! Parabéns” (Raquel Matos Torquato)

PROGRAMAÇÃO NAVEGAÇÃO RIO CEARÁ
Quando: 31 de março de 2019.
Embarque inicial no ponto de encontro ( a divulgar):7h30min.
Desembarque no ponto de encontro: 12h30min.
OBS: O local de embarque inicial e desembarque final será enviado por e-mail aos participantes com inscrição confirmada. O local é de fácil acesso, central, com estacionamento e de passagem para várias linhas de ônibus.

Programação:
7h10min: Boas vindas
7h30min: Embarque no ponto de encontro (local a divulgar)
8h30min: Chegada ao pier da Barra (Albertu’s Restaurante)
8h40min: Lanche completo inicial
9h: Início da navegação
9h40min: parada no banco de areia, para interação com o espaço e fauna local, e banho para os participantes que desejarem
10 horas: Embarque para a comunidade Guaié
10h10min: Chegada à comunidade Guaié
10h50min: Embarque de retorno ao pier da barra
11h20min: Chegada ao Pier da Barra
11h30min: Lanche complementar e sorteios
11h40min: Embarque de volta ao ponto de encontro
12h30min: Chegada e desembarque no ponto de encontro (local a divulgar)

OBS: Não nos responsabilizaremos por atrasos. Começaremos pontualmente, para que as crianças possam aproveitar melhor a manhã

Quem pode participar?
O Experiência foi pensado para famílias com crianças a partir de 1 ano.

TAXA
Taxa individual, para adultos e crianças: R$ 65
Somente 50 vagas.

SERVIÇOS INCLUSOS
Manhã das 7h30min às 12h30min:
– Ônibus ida e volta
– Lanche completo. Todo o cardápio é pensado com muitas frutas e itens sem glúten e lactose
– Navegação por 1 hora e meia pelo rio Ceará e duas paradas no decorrer do trajeto: banco de areia Proa do Miguel e Comunidade Guaié
– Monitores
– Degustação de piabinhas fritas com suco na comunidade do Guaié
– Kit Primeiros Socorros (coletivo)

PAGAMENTO
1. O pagamento deve ser realizado por depósito ou transferência bancária na conta abaixo discriminada até o dia 29 de março.
2. Logo após o depósito, favor encaminhar o comprovante com nome completo e idade dos participantes para o celular número (85) 98954 7374 ou email: sara.rebeca.ac@gmail.com.
3. A inscrição do participante estará sujeita à rejeição, caso o número de inscrição ultrapasse o número de vagas. Nesse caso, haverá a devolução do valor depositado.
4. A ordem de ocupação das vagas será organizada mediante ordem de chegada ao Vida Ciranda do comprovante de depósito e nome completo e idade dos participantes. Assim, é importante que você envie o comprovante e as informações solicitadas logo que o depósito for realizado. Opte por se informar se ainda há vagas, pelos contatos mencionados acima, antes de realizar o depósito.
5. Não nos responsabilizamos pela ausência dos participantes, no dia do passeio, ou atrasos que ocasionem a perda do passeio. O dinheiro não será devolvido, sob estas duas possibilidades anteriores por levarmos em consideração que todos os serviços foram contratados e a quantidade de lanche providenciada para o número de inscritos até o dia 29 de março.
6. Caso haja necessidade de cancelamento prévio da participação, com as taxas já pagas, o dinheiro só será devolvido se a comunicação chegar ao vida Ciranda com 48 horas antes do dia do passeio (até sexta-feira pela manhã), pelo mesmo motivo citado no item anterior.

Dados da conta
Banco do Brasil
Agência: 3296-4
Conta corrente: 41.569-3
CPF: 622.527.043-49
Titular: Sara Rebeca Aguiar de Carvalho

OBS: Não serão aceitos inscrições e pagamentos realizados no dia do passeio, mesmo que a quantidade de vagas disponibilizada não tenha sido completada.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
Levar o mínimo
Organize-se para levar o mínimo ao passeio. É indispensável documento de identificação das crianças e dos responsáveis. Não ande com grandes quantias em dinheiro, apenas o suficiente para alguma emergência ou consumo extra ao oferecido pelo passeio.

Roupas leves, sandálias ou chinelos, acessórios, cuidados indispensáveis
É essencial ir com roupas leves, que possibilitem movimentos livres do corpo, como camisetas de malha fria e bermudas de tactel, de numeração adequada ao tamanho do corpo. Sandálias e chinelos também são indicados. Quem optar pelos tênis, importante saber que eles podem se molhar, além de dificultar a experiência de pôr os pés no chão do mangue, no rio. Acessórios muito indispensáveis: bonés e óculos de sol. Nunca esquecer: protetor solar.

O banho no rio Ceará
O banho poderá ser realizado a critério do participante, quando pararmos em um local conhecido pela população local como Proa do Miguel, um banco de areia que aparece quando a maré está um pouco mais baixa. Pela Tabua de Marés, será possível pararmos para experienciar e contemplar o local.

Quanto à balneabilidade, segundo levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do projeto Observando Rios, a área do rio Ceará em que navegaremos, antes da Foz, está própria para banho. A análise das águas dos rios cearenses é feita todos os semestres, pelo Observatório. Clique aqui para conferir a qualidade da água do rio Ceará de 2016 a 2019. Neste ano, já é possível ver o status da qualidade da água dos rios cearenses nos meses de janeiro e fevereiro.

Clique aqui para saber mais sobre a balneabilidade das praias cearenses. O relatório é liberado pela Semace, todas as sextas-feiras à tarde. Você também pode baixar o aplicativo Semace Balneabilidade. Clique aqui para saber mais sobre o aplicativo.

Garrafinha de água
Pedimos que todos levem suas garrafinhas particulares de água. Lá, teremos água para todos, a fim de reabastecermos as garrafinhas.

Primeiros Socorros
Teremos um kit coletivo de primeiros socorros com: tesoura, termômetro, luvas, anti-alérgico líquido (Polaramine) e em creme (Histamin) para ferimentos e picadas de insetos; anti-térmico e analgésico (Tylenol Criança), antisséptico (Kuramed), álcool em gel para limpeza das mãos, soro fisiológico, seringas, esparadrapo, algodão, band-aid, gazes, ataduras, lenços, repelente de insetos e cotonetes. Caso a criança ou o adulto não utilize algum dos remédios descritos e/ou faça uso de uma medicação específica, não esqueça de pô-la na bolsa.

Lanches
Serviremos frutas, salada de frutas, aveia, granola, sucos naturais de fruta, sanduíches de pão integral e bolos. Haverá vários itens sem glúten e sem lactose. Fique à vontade para levar outra refeição, principalmente, para as crianças, que melhor seja aceito ao paladar delas. Prezamos por alimentação saudável, o mais natural possível.

O QUE É O VIDA CIRANDA EXPERIÊNCIA?
O Experiência é uma iniciativa independente da plataforma multimidiática Vida Ciranda, que produz conteúdos especializados em educação e infância, desde julho de 2017. O Vida Ciranda pensa as educações e as infâncias de maneira questionada e questionadora, responsável, comprometida com o meio ambiente, com o outro e consigo por meio de seus atores e vivências. É direcionado, principalmente, a famílias com crianças. É conduzido por Sara Rebeca Aguiar, jornalista e professora há mais de quinze anos; também educomunicadora, pesquisa a relação tecnologia, infância, cidade e literatura infantojuvenil.

Esta é a primeira edição do Vida Ciranda Experiência de 2019. Ano passado, foram realizados 10 Experiências, incluindo passeios exclusivos com escolas. O Experiência foi pensado a fim de incentivar a cidadania infantil desde cedo, no direito a que todas as crianças têm à cidade onde moram. Pelo Experiência, quer se estimular tempo de qualidade e fortalecimento de laços entre pais e filhos, criar vínculos afetivos cidade-criança e sentimento de pertencimento com o espaço onde vivem. Partimos da concepção de que ninguém cuida direito daquilo que não conhece ou que não tem qualquer laço afetivo, em que a história do lugar não passe também por sua própria história.

O Experiência propõe passeios por Fortaleza e Região Metropolitana. Todos os meses, nas primeiras segundas-feiras, é lançado um novo lugar que deve ser experienciado no último domingo do mês em curso. A taxa de participação varia de acordo com o local a ser visitado e o que será oferecido ao participante.

Confira aqui a matéria publicada no Vida Ciranda, logo após a navegação do rio Ceará, em maio de 2018. Nela, é possível conferir mais fotos, informações e percepções sobre o passeio.

Vida Ciranda em Outras Mídias
TV Verdes Mares

Reconhecendo-Fortaleza – Mercado São Sebastião
O Reconhecendo Fortaleza foi realizado em todo o segundo semestre de 2017. O projeto foi um embrião do que depois se tornaria o Experiência. De agosto a dezembro, foram visitados 10 lugares na cidade, espaços para os quais vale a pena ir com as crianças. Esta cobertura foi feita durante nosso primeiro passeio, no Mercado São Sebastião.

O POVO
Matéria produzida pelo jornal O POVO sobre nosso 1º Experiência 2018, no Ecomuseu Natural do Mangue, realizado em abril de 2018.

Reportagem publicada pelo O POVO no dia 4 de julho de 2018. Produzida com a colaboração do Vida Ciranda, a matéria aponta dez lugares para curtir a cidade, com as crianças.

No nosso site e nas nossas redes sociais, há muito mais! Curta, compartilhe, participe e convide mais pessoas para fazer o mesmo a fim de fortalecer nosso projeto!

Espero você no dia 31 de março! 

Instagram: @vidaciranda
Facebook: Vida Ciranda
Twitter: Vida Ciranda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here